Institucional

 O Serviço Social do Comércio é uma instituição social, de âmbito nacional, de caráter privado e sem fins lucrativos, criada e mantida por empresários do comércio de bens e serviços. Tem por missão atuar como agente facilitador da transformação da sociedade, disseminando conhecimento e o desenvolvimento da cidadania, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e comunidade em geral através das ações de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Promoção Social.

 No Ceará, o SESC foi inaugurado em 20 de maio de 1948. Em 1983, deu início ao Trabalho Social com Idosos, com a criação do primeiro grupo de convivência do Estado, a partir de uma visão de reconhecimento e valorização dos idosos.

Por meio de um trabalho diversificado, que reúne profissionais das distintas áreas do saber científico, o Trabalho Social com Idosos (TSI), busca estimular a integração social do idoso de forma a melhorar as suas condições de vida. Dentre outras coisas, o movimento ajuda a promover a sua socialização, atualização cultural, e, sobretudo, levá-lo a descobrir novas possibilidades de viver bem o tempo da velhice, tudo isso numa perspectiva de inserção social.

Essa é a proposta do Projeto Cidadania Ativa – uma nova realidade para o idoso, que em 2007 foi contemplado com o Prêmio Talentos da Maturidade, na categoria Programas Exemplares. Promovido pelo Banco Real, o prêmio foi criado em 1999 e hoje é reconhecido como um dos mais importantes do País, incentivando a produção e a memória cultural de pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a sua criatividade, ampliando seu potencial artístico e sua participação social.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: