Uma vida dedicada ao voluntariado

Há 23 anos, realizo trabalho voluntário em entidades filantrópicas com adolescentes, jovens e idosos carentes. No período de junho de 1995 a março de 2005, fiz parte do quadro de funcionários da conceituada Instituição Lar Fabiano de Cristo – UPI Fernando Melo, situada à Av. Dom Almeida Lustosa, 4395, Jurema – Caucaia.

Referida Organização desenvolve trabalho com famílias de baixa renda, atendendo de forma qualitativa o grupo familiar. A princípio, iniciei minhas atividades como auxiliar assistencial e fui reclassificada em março de 1997 na função de orientadora profissionante.

Durante o período em que permaneci como funcionária, participei de inúmeros treinamentos, a fim de cada vez mais me qualificar no sentido do exercício de minhas funções. Como auxiliar assistencial, além das atribuições abrangentes relativa ao cargo, exercia trabalho com o grupo de idosos.
Quando fui reclassificada, passei a desenvolver trabalho com jovens e adultos. Entretanto, continuei, no decorrer de todos estes anos, trabalhando como voluntária com idosos em outras instituições filantrópicas.

Após aposentar-me, passei a fazer parte, também como voluntária, do Grupo da Comissão de Eventos do Trabalho Social com Idoso – TSI – do Serviço Social do Comércio – SESC. Este ano, através da Graça Barbosa, fui convidada a participar, do Projeto Cidadania Ativa. Participei do Treinamento das Oficinas Temáticas para o Grupo de Protagonistas da Terceira Idade.

Após este rico treinamento, como Protagonista da Terceira Idade, fui colocar em prática os conteúdos desenvolvidos, realizando trabalhos com idosos da Associação do Mucuripe Oscar Verçosa (AIMOV) – Papicu, juntamente com mais seis companheiras, quando repassamos nosso aprendizado, conquistando o grupo de idosos através de dinâmicas e atividades lúdicas.

Visto exercer no Lar Fabiano de Cristo função voluntária no âmbito Educacional em todos os seguimentos: adolescentes, jovens, adultos e idosos; considerei por bem levar ao Grupo de Idosos do mesmo os conteúdos adquiridos no Treinamento acima aludido.

Desta forma, já repassei para os idosos conteúdos de envelhecimento, do Estatuto do Idoso e outros assuntos pertinentes a aquisição de uma melhor qualidade de vida, despertando interesse e aceitação participativa do grupo.

Exercendo a Cidadania como Protagonista da Terceira Idade, venho conquistando cada vez mais a confiança de poder desfrutar de um mundo mais feliz e de uma sociedade mais consciente.

Maria Fátima de Oliveira Couto Napoli
Protagonista do Projeto Cidadania Ativa

3 Respostas to “Uma vida dedicada ao voluntariado”

  1. krishna garcia Says:

    tenho 30a de idade,preciso ergentemente de um LAR!estou com problemas de saude e moro sozinha .já procurei muito um LAR e nao encontro, por causa da idade.minha medica tbem recomendou até que eu melhore .a senhora pode me ajudar?me dar uma luz?

    desde já,agradeço esse espaço

    krishna

    caucaia,capuan/12 de outubro de 2010

  2. Malena Carneiro Says:

    Fico emocionada, ao encontrar nesse mundo pessoas que se empenharam e dedicaram em apoiar pessoas, que se identifiquem com a realidade de nossa vida.
    Sou estudante de Serviço Social, ainda estou no 3º semestre e busco apoiar-me em exemplos dignos como o seu.
    Infelizmente ou felizmente, a vida mostrou-me essa área com a idade bem avançada ( 49 anos ) rsrsrs.., mas desde criança fui voltada para essa missão igual ao seu depoimento, com uma diferença; eu era voltada à pessoas com deficiências físicas, paralisias…
    Espero e almejo que Deus me faça um EXEMPLO como a sua história, ficarei muito feliz porque alcançarei minha meta.
    Parabéns e ficas com Deus cada dia te abençoado mais e mais.

  3. cidadaniaativa Says:

    Caro usuário,

    Não é interessante divulgar seu telefone nesse espaço.
    Você pode entrar em contato pelo telefone (85) 3452.9083.
    O SESC agradece sua participação.

Deixe um comentário